Propósito x Posicionamento

13
jun
Hoje você verá a diferença entre propósito e posicionamento, que podem até parecer iguais, mas possuem significados completamente diferentes.
A diferença entre propósito e posicionamento.

Segundo o relatório Global Marketing Trends, empresas que possuem propósito crescem três vezes mais rápido se comparadas à concorrência.

Toda empresa possui uma razão para existir, mesmo que inconscientemente. Essa razão costuma ser maior do que a busca pelo lucro, que são os valores que influenciam as ações da empresa. Desta forma, o propósito não fica só no papel, mas direciona a comunicação e a interação da empresa com a sociedade em que ela está inserida.

Para Frank Martela, no artigo “The social ontology of purpose: how organizartions can have goals and intentions without having a mind”, em tradução livre, “A ontologia social do propósito: como as organizações podem ter objetivos e intenções sem ter uma mente”, o propósito existe “quando as ações de um grupo são suficientemente coordenadas por uma crença em comum”.

Já o posicionamento é uma estratégia de marketing para criar diferenciação e ganhar vantagem competitiva, de modo, que a marca e produtos da empresa sejam lembrados pelo consumidor.

Por exemplo, ao ver uma maçã mordida, mesmo sem ter o nome da empresa, o consumidor lembra-se da Apple, fabricante de celulares e eletrônicos em geral. Já a simples cor vermelha ou o urso polar lembram facilmente lembra-se da Coca-Cola. Entenda melhor cada um dos conceitos e suas diferenças a seguir.

Conceito de propósito
E porque é importante uma empresa ter propósito.

Propósito significa “a intenção de fazer algo”, assim, no mundo empresarial é o motivo de uma empresa ser constituída. O propósito é um conceito que integra valores históricos, éticos, morais, práticos e emocionais.

Mais do que captar recursos e obter lucro financeiro, é a razão de existir de uma empresa. Negócios que são criados com a única e exclusiva missão de lucrar estão fadados ao fracasso, cedo ou tarde.

Isto porque uma empresa está inserida dentro de um contexto social e deve contribuir acrescentando algo positivo à comunidade. Ter um propósito bem definido está cada vez mais indo de encontro ao novo perfil de consumidor.

Hoje, o consumidor está envolvido com causas sociais e preocupa-se com o que consome. Desta forma, o consumidor está preocupado em saber se a empresa paga verbas trabalhistas corretamente, se pratica ações para diminuir sua poluição, se faz reciclagem entre outras preocupações.

Aplicando o Golden Circle
Veja uma forma de aplicar o propósito em sua empresa.

Uma empresa deve estabelecer todas as suas ações a partir de seu propósito. De modo que seus atos sejam harmônicos e condizentes com o quê a empresa defende, caso contrário o propósito ficará só no papel. O Golden Circle é um método de três perguntas:

Por quê?
Como?
O quê?
Isto é, as ações empresariais devem ser tomadas dentro destes três círculos do centro até as extremidades.

O que é posicionamento
O modo como a empresa está posicionada no mercado influencia em seu sucesso. O posicionamento é descrito como uma ação de produzir oferta e imagem da empresa para ocupar um lugar de destaque na mente do público-alvo.

Diferente do propósito, que é um conceito intangível, isto é formado por ideias e valores, o posicionamento é composto por símbolos como imagens e áudios. De modo que o posicionamento será um alicerce para o plano de marketing.