O avanço da tecnologia, sem dúvida, possibilitou realizar coisas incríveis, como, por exemplo, a otimização de diversas operações no âmbito de uma empresa. Hoje, pode um gestor tomar decisões mais assertivas e rápidas ao utilizar um sistema integrado de gestão corporativa, por exemplo.
Mas, será que a tecnologia realmente trouxe todo esse avanço como dizem por aí? Se não utilizada corretamente, as pessoas podem sofrer de estafa tecnológica. Saiba melhor o que é a possibilidade de isso ocorrer ao ler o post!
Uma matéria realizada pela Exame Notícias sobre o assunto destacou que estafa é uma condição que revela desgaste físico e psicológico de uma pessoa em razão de fatores diversos, que podem estar associados ao trabalho. Por exemplo, atividades rotineiras ou exercidas sob forte pressão podem desencadear esgotamento tanto mental quanto físico. Nesse caso, pouco importa o valor do salário do trabalhador.
Já de acordo com o livro The Burnout Gamble, escrito por Hamza Khan, a estafa tecnológica é o tipo de esgotamento que está ligado ao uso excessivo da tecnologia. É, portanto, a fadiga mental e física causada pelo uso intenso e rotineiro da tecnologia, não apenas no trabalho, mas também na vida pessoal.
A estafa tecnológica pode realmente acontecer?
Hamza Khan, em seu livro The Burnout Gamble, faz uma importante associação entre tecnologia e fadiga ou esgotamento. Para ele, a tecnologia não é ruim, pelo contrário, trouxe significativos avanços para diversos setores da sociedade. Contudo, ele diz que tal problema decorre da incapacidade de uma pessoa se desligar da tecnologia e viver o momento, onde estamos fisicamente.
Devido a isso, o autor da obra diz que o resultado disso é que ficamos menos inclinados a atender nossa necessidade de se conectar ao momento presente. Complementa, afirmando que:
“A conectividade online é ótima para muitas coisas (como, por exemplo, manter as equipes informadas e eficientes), mas cria uma perspectiva de trabalho disfuncional. Estar tão conectado significa que nos sentimos obrigados a estar sempre ligados. Chegam e-mails que são difíceis de ignorar, especialmente se forem do nosso chefe. Portanto, os funcionários estão trabalhando constantemente, mesmo quando saem do escritório durante o dia. Esse tipo de estilo de vida cobra seu preço”.
Diante do que foi exposto, não há dúvida de que a estafa tecnológica pode acontecer com qualquer pessoa, sobretudo com aquela que não se desconecta da tecnologia. Dessa forma, é importante usar as tecnologias com ponderação, como, por exemplo, somente no ambiente de trabalho. Do contrário, o funcionário poderá se sentir esgotado, o que afeta a produtividade e, consequentemente, seu rendimento. E isso não é bom para nenhuma organização.
É importante que a organização eduque seus funcionários, de maneira a fazer com que utilizem a tecnologia com ponderação, somente quando realmente necessário, como quando para o envio de e-mails. Outros exemplos de uso necessário da tecnologia é para realizar consulta de produtos em estoque ou quando se precisa realizar pagamentos a fornecedores.