Metaverso

09
maio

Um dos assuntos que mais tem sido falados nos últimos dias no meio digital é sobre o Metaverso e sua aplicação nas empresas. Muitos conceitos são colocados em pauta, mas ainda assim, as empresas possuem muitas dúvidas a respeito do seu investimento no Metaverso, por onde começar e se realmente existe um retorno com isso. Dessa forma, pensando em te ajudar com essas questões, hoje trouxemos muitas informações sobre o metaverso, qual o seu significado e o porquê dessas dúvidas serem maiores do que as certezas. Confira a seguir:

 

O que é metaverso?

Bom, antes mesmo de falarmos sobre as aplicações do metaverso, vamos explicar qual o conceito. Esse termo foi citado pela primeira vez em um livro do Neal Stephenson. Nesse livro, o metaverso foi citado como referência a um mundo virtual que era habitado por avatar de pessoas reais em 3D.
Mesmo que a primeira citação deste termo seja associada ao autor do livro, a ideia de existir um mundo virtual se faz presente há muito tempo dentro da ficção em filmes, livros e jogos, por exemplo.

Divulgação Meta: Mark Zuckerberg apresenta Meta, sua visão de futuro para interações sociais.

Claramente, metaverso traz mais dúvidas do que certezas?

Bom, podemos caminhar essa conversa para a máxima de que, já que a tecnologia vai te engolir mesmo, una-se a ela e veja que proveito consegue tirar. O que pudemos observar é que essa tecnologia ( ou o nome que queiramos dar, produto, etc) tem trazido a sensação de que muitas oportunidades se abrirão. O que acontece é que esse conceito ainda não está bem amadurecido.
É uma novidade e por isso mesmo muitas pessoas ainda não confiam o suficiente a ponto de investir nisso. As empresas que já se arriscaram no metaverso tiveram que ter coragem para isso, afinal, como arriscar milhões de reais para criar um terreno ou ambiente virtual onde existe muita escassez de informação? Aí é que entra o bom desse jogo: quem se antecipa erra e corrige mais rápido. E sai na frente da concorrência.

Muitas empresas se preocupam mais com o algoritmo e acabam entrando no metaverso com o objetivo de crescerem rapidamente. Mas, crescer rapidamente onde a precificação não está clara não parece inteligente para a maioria das empresas, que vai esperar para ver como isso vai caminhar.

Outro ponto que vem assustando as empresas: a privacidade. Como garantir que as plataformas do metaverso utilizadas sejam seguras? Bom, ninguém garante, mas qual o tamanho desse risco? São muitas as respostas que as empresas esperam. E você também.

Leave a Comment