O Marketing é essencial para qualquer negócio. Independente da área de atuação e do tamanho da empresa, mais do que divulgar os seus produtos é necessário acertar o público certo.
Todo negócio possui um público-alvo determinado, isto é, um perfil de consumidor que irá melhor receber os seus produtos e serviços. Saber o seu público-alvo pode fazer a diferença nos resultados financeiros da sua empresa.
Caso contrário, é possível que você gaste dinheiro com Marketing em vão sem ter o retorno esperado.
Continue a leitura e veja relação entre etnografia e Marketing.
O que é etnografia?
Etnografia trata-se de um estudo sobre as características culturais de um povo, observa a interação de indivíduos e suas diferenças culturais.
Um bom primeiro passo para qualquer empresa é saber que cada pessoa é única, tendo diferentes origens, conhecimentos, opiniões e modos de vida, de forma que um modelo fixo de Marketing pode não funcionar.
A relação entre Etnografia e Marketing
A etnografia revela ao marketing que formulários padrões e estratégias pré-moldadas não são o suficiente, de modo que a etnografia age como uma ferramenta para trazer maior assertividade as campanhas de marketing.
Por meio da etnografia é feito um estudo minucioso sobre a vida e comportamento do cliente melhorando, assim, o relacionamento da empresa com o seu público-alvo.
Desta forma, a empresa torna-se conhecedora do modo de vida e pensar dos seus clientes, bem como os seus valores, alinhando sua estratégia de marketing.
Aliar o Marketing com etnografia evita inclusive gafes e crises que prejudicariam a imagem da empresa perante o mercado.
Como acontece o Marketing Etnográfico
Através de Etnografia toda a comunicação empresarial e processos de Marketing são repensados sob a ótica do consumidor. Isto é, se o público-alvo tem uma elevada preocupação com o meio ambiente, a empresa deverá alinhar a sua estratégia de Marketing e posicionamento de marca com práticas sustentáveis.
Desta forma, a empresa aprofunda-se no consumidor, tendo um novo olhar sobre sua cadeia produtiva e processo de consumo. O modo como o consumidor é visto muda, não mais como uma pessoa sendo influenciada, mas como um tomador de decisão.
Inclusive, neste novo perfil de consumidor é visto como um defensor da marca, pois ser bem atendido passa a divulgar os produtos e serviços da empresa nas redes sociais.
O defensor da marca age de forma voluntária e descompromissada independente de recompensa, agindo apenas por se identificar com a empresa e seus ideais.
Portanto, além de ser mais assertiva a empresa ganha mais espaço de divulgação de seus produtos e serviços a custos praticamente zero, o que pode influenciar outros consumidores a aderirem a marca.
A etnografia também colabora para aprimorar a segmentação do negócio, uma estratégia de Marketing, o que cria notoriedade no segmento. Ao trabalhar em um segmento especializado, a empresa torna-se referência no ramo de atuação, atingindo um maior número de consumidores.
Como se vê, realizar uma pesquisa etnográfica pode ser um diferencial para o sucesso de uma empresa.