Quando falamos em uma empresa voltada para o cliente, pensamos automaticamente em uma empresa que se preocupa na resolução de problemas deles.
Dessa forma, eles conseguem aplicar estratégias para avaliar o comportamento, quais são os hábitos do cliente, quais os perfis de consumidor com que está lidando, quais são os gastos e os padrões.
Saber identificar esses pontos faz com que a empresa consiga elaborar estratégias de vendas voltadas para o cliente de maneira eficiente, lidando com as emoções e os sentimentos que envolvem esse processo.
Diferente do que acontece em uma empresa voltada para vendas, onde o único objetivo é apenas vender seus serviços ou produtos. Em empresas desse tipo, não existe uma abordagem do consumidor, e automaticamente, essas pesquisas não são feitas.
Dessa forma, podemos entender que o consumidor é considerado apenas como um número de dados, onde, quanto mais clientes a empresa possui, mais vendas ela fez.
A solução para o problema não entra em questão nesse tipo de empresa, e ela geralmente não se preocupa com os sentimentos e emoções do cliente, deixando de lado as ações de pré e pós-venda, por exemplo.
Dessa forma, o cliente não se sente valorizado, e com isso, não existe uma fidelização e tampouco uma recomendação para outros possíveis clientes, já que a experiência gerada não foi agradável o suficiente.