Relatório de Cenário Macroeconômico – Junho

Download: Relatório Macroeconômico QB Data Metrics

 

Resumo: Economia nacional

Refletindo os adiamentos da aprovação da reforma da previdência, a confiança do consumidor e dos empresários, cedeu nos últimos meses, impactando em investimentos e emprego. Isso resultou em frustrações do crescimento da economia para o ano e levou a revisões do cenário econômico para baixo. Com menor dinamismo da economia e com a inflação baixa, o Bacen deverá reduzir a Selic até o final do ano. Em 2019, a economia nacional ainda manterá o ritmo lento de crescimento, refletindo a baixa expectativa dos agentes econômicos com a melhora da economia, ante a demora para aprovação da reforma da previdência. Em compasso de espera, as empresas tendem a aguardar melhora do cenário para investir e ampliar emprego, de forma que gere crescimento mais acentuado.

Economia Internacional

A economia mundial segue em desaceleração moderada, influenciada por menor crescimento chinês, guerra comercial entre EUA e China e incertezas quanto ao desfecho do Brexit na Europa, adiado para outubro de 2019.
Na Europa, há pouco espaço para estímulos de crescimento: juros já estão muito baixos e há dificuldades de ampliação dos gastos do governo.
A economia norte-americana em sentido contrário, vem registrando sinais mais fortalecidos de crescimento, influenciando de forma positiva países que mantém fortes vínculos comerciais com os Estados Unidos.

Boa leitura!

 

 

 

Leave a Comment